sábado, 26 de setembro de 2009

Pesquisa Commédia Dell Arte



Pesquisa feita sobre as máscaras zoomórficas da Commédia Dell Arte






A Commédia Dell Arte foi uma forma de teatro popular improvisado que surgiu na Itália no Século XV logo depois se desenvolvendo na França e se manteve popular até o século XVIII , as apresentações da Commédia Dell Arte eram realizadas pelas ruas e praças públicas. Os grupos chegando à cidade pediam permissão para se apresentar em suas carroças ou em pequenos palcos improvisados.
As companhias da Commédia Dell Arte eram itinerantes e possuía uma estrutura familiar onde maridos e esposas trabalhavam com seus filhos a mulher geralmente administra a companhia e a participação feminina era sem o uso de mascaras e seus papéis eram sempre de escravas e jovens amantes.
Na Commédia Dell Arte era seguido apenas um roteiro denominado de “conovacci” e seus personagens eram fixos, mas os atores que os representavam tinham total liberdade de criar em cima desses personagens pois o executariam até a morte suas características físicas e habilidades cômicas eram exploradas até o limite , os principais deles são: Arlequim, Pantaleão, Doutor e Briguela. eram executados com máscaras e a maioria de suas máscaras remetem ao mundo animal principalmente animais domésticos isso tem uma ligação social pois as mascaras com aparência de animal de quintal representam a baixa corte da época os nobres nunca eram representados com mascaras .
Os personagens da Commédia eram divididos em três categorias os Zanni de classe social baixa , os Vechi que representam uma classe social mais abastada e os Innamorati os amantes que querem se casar.
Um pouco de alguns personagens da Commédia Dell Arte

Arlequim: A mascara de arlequino é uma mistura de gato com macaco o ator que vestia essa mascara dava saltos e pulinhos, articula os braços e as pernas com suavemente e de tempos em tempos desfechava um grande e enérgico salto, ou seja, possuía habilidades acrobáticas, faz parte dos Zanni sua mascara possui uma testa baixa e uma verruga geralmente é servo do Pantaleone as vezes do Doutore ama a Colombina mas ela o faz de idiota.


Pantaleão: é um dos Vechi geralmente muito rico e avarento não se preocupa com mais nada além do dinheiro , usava um manto negro sobre um casaco vermelho tinha uma filha. Sua mascara é baseda no galo peru ou galinha.

Puncinela : Muitas vezes conhecido como “Punch”. O esquisito inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado. Na maioria das vezes, com uma corcunda. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso, comunica-se através de sinais e sons estranhos Sua personalidade pode ser a de um tolo, ou de um enganador. Tem a voz estridente e sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio.


Doutore: Visto como o homem intelectual, mas geralmente essa impressão é falsa. Ele é o mais velho e rico dos Vecchi. Geralmente, interpretado como um pedante avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima.


Enamorados: são os amantes.O innamorato e a innamorata têm muitos nomes. (Isabella era o nome mais popular usado para a innamorata). Eles são jovens, virtuosos e perdidamente apaixonados um pelo outro. Eles usam os trajes mais belos e de acordo com o período e a moda vigente e nunca usam máscara. Geralmente, cantam, dançam ou recitam poemas.

Fonte de pesquisa : http://pt.wikipedia.org/wiki/Commedia_dell








Nenhum comentário:

Postar um comentário